segunda-feira, 31 de maio de 2010

Trabalho realizado com as 2ª series ensino medio de geografia da professora Clerbis.

Os grandes climas do planeta e suas principais caracteristicas.
Vimos que os fatores climáticos como a altitude, as massas de ar, as correntes maritimas e a posição latitudinal, se apresentam e se repetem em todos os quadrantes do planeta.


Mosaico da Professora Miriam

O mosaico é uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época Greco –Romana. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos. Após estudar a arte Romana, os alunos confeccionaram mosaicos utilizando a colagem de papéis coloridos essencialmente de revistas velhas. Os temas escolhidos foram variados, entre eles: Flores, natureza, paisagem, máscara e logo tipo de times de futebol. Concluído o trabalho, montamos um mosaico gigante com as produções de cada turma: 1ª 1, 1ª2, 1ª 3, 1ª4 e 1ª5 Ensino Médio. As mesmas estão expostas nas paredes da escola.

Trabalhos da Professora Andreia

Trabalhos realizados pela 5ª série3 e 5ª série2 pela professora Andréia na disciplina de matemática.
“O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por sete figuras geométricas planas: 5 triângulos ,1 quadrado e1 paralelograma”.
“ Tan refere-se à dinastia Tang, uma das mais duradouras e poderosas família de soberanos da China; Gran vem do grego grámma, que tem entre outros, os significados de desenho, figura matemática”.

Trabalho da Professora Joze com a 3ª SÉRIE2

No dia 28 de maio nos foi oportunizado uma aula prática no laboratório sobre o tema cobras peçonhentas. Na ocasião os alunos do Terceirão acompanhados da professora Jose Beatriz Daimling conheceram estruturas como:
• Fosseta bocal
• Dentição proteróglifo
• A língua bífido
• Pupila em fenda
• Cabeça triangular
Da cobra Jararaca, além de conhecer diferentes entre coral verdadeira e falsa.A pesquisa foi completada na sala de informática onde foram ampliados os conhecimentos sobre outras cobras peçonhentas do Brasil.

Trabalho da professora Cleonice com as 2º Serie

Foi elaborado um trabalho pela professora Cleonice para as 2º Serie sobre alimentação, sendo que alimentação é um dos fatores que contribuem para que as pessoas tenham vida saudável.
Uma boa alimentação é fundamental para sentir-se bem, com mais disposição e energia para viver.
Se a pessoa não se alimenta bem, ela tem mais chances de ficar doente. Toda criança cresce devido aos alimentos que ela consome. Enquanto ela esta dentro da barriga da mãe, ou seja, no período da gestação ela esta crescendo através dos alimentos que a mãe consome.
Após os seis meses de idade, a alimentação da criança deve ser variada e conter alimentos de origem animal, vegetal e mineral.
Os alunos trouxeram alimentos sendo que cada um teve que explicar a sua origem.

Trabalho de Língua Estrangeira Inglês

Trabalhar a ludicidade em Língua Estrangeira Inglês, tem sido uma constante na EEB Cardeal Arcoverde de São Carlos – SC, nas aulas da Professora Nilce.
A fixação de estruturas, a vivencia de situações reais através de diálogos e jogos faz com que o estudo desta língua torne-se mais atraente ao aluno. Os trabalhos mostram que na 8ª serie o conteúdo “degue of adjetives” após aula expositiva foi trabalhado na atividade “trilha dos adjetivos” ou dominó dos adjetivos. Onde o aluno ao jogar faz frases dos adjetivos que constam no jogo.
Na 7ª serie a simulação de uma loja, os alunos exercem o papel de um vendedor, comprador e caixa de uma loja, usando somente a língua estrangeira para se comunicar.


terça-feira, 18 de maio de 2010

TARSILA E O MODERNISMO BRASILEIRO

TARSILA E O MODERNISMO BRASILEIRO


O Modernismo Brasileiro teve como marco oficial a Semana da Arte Moderna de 1922 em São Paulo. Este evento foi organizado por um grupo de artistas e intelectuais no ano em que o Brasil comemorava cem anos de independência. Esta semana significou uma ruptura com as regras do passado, pois os artistas queriam uma arte que tivesse o corpo e a alma do Brasil. Foi neste contexto que os alunos das 6ª 1 e 6ª 2 da EEB. Cardeal Arcoverde fizeram suas produções de Tarsila do Amaral. Fez-se a leitura das obras e em seguida a reprodução das obras, aplicando técnicas diversas, como: colagens com tecidos, fios, papel colorido, tinta e lápis de cor. “O modernismo Brasileiro esteve presente em nossas produções”.







Professora: Miriam M. Z. Herbert

segunda-feira, 17 de maio de 2010

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA

A Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte - GERED promoveram os jogos escolares. A EEB. Cardeal Arcoverde participou ficando em 3º lugar na modalidade VOLEIBOL femenino de 12 a 14 anos.



PARABÉNS PELA CONQUISTA!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

DIA DAS MÃES!

Dias das mães na realidade são todos os dias e não um dia especial, mas este dia serve para que todas as mães sejam lembradas com muito amor e carinho pelo qual ela se dedica aos seus filhos.
As turmas do primeiro ao quarto ano homenagearam as mães com o canto Mãezinha do ceu.

MUSICA MÃEZINHA DO CEU






MÃES PRESENTES NA HOMENAGEM



BINGO COM PREMIAÇÃO



FLORES E PRESENTES PARA AS MÃES


______________________________




Mãe, mulher forte e batalhadora que supera os obstáculos com dignidade e otimismo.O AMOR DE MÃE PODE SER TRADUZIDO EM UMA PALAVRA:


DOAÇÃO



BOLO PARA AS MÃES







MÃE DO ANO 2010




ADIVINHAÇÕES
PRÊMIOS




CONTORCIONISMO




BAILARINAS

TEATRO


MÁGICAS A TURMA DO TEATRO APRESENTOU A PEÇA


"CIRCO DA ALEGRIA"




PALHAÇOS



MÚSICA


"FOGÃO DE LENHA"




TURMA DO VIOLÃO HOMENAGEOU AS MÃES

Mãe que a beleza das flores, a doçura do mei, o brilho das estrelas envolvam você e que continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu.



APRESENTAÇÃO


" UM ANJO DA GUARDA CHAMADO MÃE!





GRUPO DE TEATRO, ATIVIDADES


COMPLEMENTARES DA ESCOLA.




MENSAGEM "MÃE"



Dia 07 de maio a EEB.Cardeal Arcoverde homenageou as Mães pela passagem do seu dia. Este é um dia especial. Dia de uma pessoa que já nasceu trazendo a vida e a esperança dentro de si. um dia de festa, alegria e gratidão. É o dia para homenagear aquela que sempre nos faz sorrir, sonhar, nos faz melhor do que somos...nossa MÃE! É com muita satisfação que estendemos a todas as mães o nosso cordial Parabéns !



quarta-feira, 12 de maio de 2010

A ARTE DO GRAFITE!








ARTE EM GRAFITE!
O Grafite é considerado uma arte popular que expressa à cultura de um momento histórico bastante atual. Os grafiteiros interferem no visual da cidade intencionalmente, tornando pública uma idéia por meio de frases ou imagens em locais ou espaços disponíveis e autorizados. O mesmo não acontece com os pichadores que deixam de lado as questões estéticas desrespeitando os espaços públicos e particulares na disputa por locais onde possam registrar suas assinaturas, que pode ser considerado um ato de vandalismo. A partir destes conceitos os alunos das 7ª e 8ª séries realizaram produções classificadas como grafites. A mesma foi feita em papel e depois montado em painel nas paredes da escola.
REALIZAÇÃO:
PROFESSORA MIRIAM ZART HERBERT - ARTES