sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SEMANA DA CULTURA ALEMÃ

A Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde do município de São Carlos/SC, a partir do estudo dos cadernos da Formação pelo Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM. desenvolveu o projeto interdisciplinar, com o tema “Semana da Cultura Alemã na Escola”, trabalhado nas turmas do Ensino Médio com conteúdos específicos em diversas disciplinas, bem como o desenvolvimento de diversas atividades envolvendo todos os alunos da escola. O intuito foi de resgatar, incentivar e valorizar a cultura alemã e a festa do Kerp, com a participação de toda comunidade escolar bem como inúmeros parceiros desta cultura tradicional do nosso município, no período de 03 de novembro a 07 de novembro de 2014. A organização e a realização do projeto foram desenvolvidas pelas cursistas do PNEM, equipe pedagógica da escola, serventes e direção da escola.
            Os objetivos do projeto foram: Oportunizar um envolvimento maior entre escola e comunidade, desenvolvendo ações culturais que valorizem a cultura local; Incentivar o desenvolvimento de manifestações culturais no âmbito escolar; Conhecer os talentos artísticos do município; Promover a integração da comunidade escolar; Fortalecer a autoestima; Oferecer momentos de lazer na escola; Despertar o hábito da oralidade; Desenvolver o hábito de ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas e demais expositores; Confraternizar com comidas típicas da cultura alemã; Oportunizar um envolvimento maior entre escola e comunidade, desenvolvendo ações culturais que valorizem a cultura local.
Realizou-se uma visitação à Casa da Memória municipal, onde está em cartaz uma mostra do projeto “Quer dançar comigo? Aspectos culturais dos bailes de Kerp São-carlenses a partir da década de 1970”, onde várias turmas tiveram a oportunidade de conhecer.
A escola foi decorada tipicamente relativa à festa do Kerp, com muito papel crepom, folhas de coqueiro e com a tradicional boneca do Kerp.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
DURANTE A SEMANA: Música típica alemã nos intervalos e início das aulas nos três turnos.
# 03/11- Divulgação do Projeto no Período: Matutino, vespertino e noturno.
·         Incentivar a fala da língua alemã;
·         Liberação do chimarrão, tererê e socialização de comidas típicas;
·         Traje típico Alemão (Para quem tem), os demais virão de uniforme.
# 04/11- Feriado municipal.
# 05/11- Palestra- Matutino e Vespertino com: Alecsandro Scalcon e Andreia Zart.
# 06/11- Vespertino:
·         Apresentação de dança alemã- Grupo de danças de São João;
·         Palestra com o responsável pelo grupo (Histórico);
·         Palestra com o Marcelo Werle.
            Noturno:
·         Apresentação do grupo de danças de Bela Vista;
·         Palestra com o responsável pelo grupo de danças de Bela Vista (Histórico);
·         Lanche a base da cultura alemã.               

Foram convidados músicos da comunidade local, alunos e participantes da banda municipal para tocar diversos instrumentos.
Presença do casal Fritz e Frida/2014.
            René e Arlei Fischer.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário