sexta-feira, 24 de março de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS NA EEB CARDEAL ARCOVERDE NA DISCIPLINA DE ARTES COM A COORDENAÇÃO
DA PROFESSORA MIRIAM MÔNICA ZART HERBERT

  “INSTALAÇÕES”

      A atividade desenvolvida é denominada de Instalações, é uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente. Uma instalação pode ser multimídia e provocar sensações: táteis, térmica, odoríficas, auditivas, visuais entre outros. O termo INSTALAÇÃO foi incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960.
     E nesta perspectiva desenvolveu-se a atividade na Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde nas aulas de Artes, com o título “O CORPO COMUNICA”. Os grupos realizaram pesquisas sobre temas de livre escolha, fazendo uso da criatividade. Vários temas foram pesquisados como, prevenção, homossexualismo, alcoolismo, violência, violência contra a mulher, intolerância religiosa, mídias, educação, política, corrupção entre outros.
    O grupo em questão remeteu-se à idade média, período em que as bruxas eram chamadas de sábias, até a igreja da época, atribuir-lhes uma conotação de degradação, de mulheres dominadas por instintos inferiores.  As bruxas nada mais eram do que mulheres que conheciam e entendiam do emprego das ervas medicinais para cura das enfermidades nos vilarejos onde viviam. Também estavam aptas a realizar partos e preparar unguentos medicinais.
    A igreja na idade média se tornou muito poderosa e importante nos aspectos políticos, econômicos e sociais. O símbolo utilizado na instalação apresenta diversos significados, sendo mais conhecido como a Estrela de Davi.
   Esclarecemos que a Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde trabalha os conteúdos contextualizados conforme preconiza a Proposta Curricular de Santa Catarina e a Base Comum Curricular Nacional.  Não foi objetivo incitar nenhuma seita ou religião e sim apresentar a diversidade cultural e religiosa, respeitando-as.
 Lembramos que a escola está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, reiterando nossa seriedade no desenvolvimento do trabalho educacional; trabalho este, desenvolvido à 70 anos nesta comunidade. 

Assinam a presente nota:  A Direção, Equipe Pedagógica e administrativa, Professora Miriam Zart Herbert e demais professores que estão atuando nesta unidade escolar.

São Carlos, 24 de março de 2017.


Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a profa Miriam Zart Herbert pelo tema proposto em sua aulas. Fui sua aluna ainda na Escola em Bela Vista e também estudei no Cardeal Arcoverde. Hoje sou doutoranda na Universidade de Sao Paulo (USP) e atualmente fazendo parte do meu programa de doutorado no exterior, na Finlândia. A Finlândia lidera os rankings internacionais de qualidade de ensino e não é de hoje. E mesmo assim propôs no último ano a mudança para um novo método conhecido como "phenomenon learning" (que pode ser traduzido como 'aprendizado experimental').
    Segundo este sistema, parte das aulas tradicionais são substituídas por projetos temáticos nos quais os alunos se apropriam do processo de aprendizagem. A capital finlandesa está na vanguarda do desenvolvimento desta nova metodologia na qual os alunos podem escolher um tema de seu interesse e planejar o desenvolvimento deste assunto com os professores. RESUMINDO, a profa. Miriam Zart Herbert e a coordenacao pedagogica ao propor este estudo estão na vanguarda do que é considerado hoje o melhor sistema de ensino mundial. Tenho ainda mais orgulho em saber que isso se dá numa escola pública e em minha cidade natal.

    ResponderExcluir