segunda-feira, 19 de junho de 2017

COMEMORAÇÃO DA SEMANA DE MEIO AMBIENTE


As atividades de educação ambiental na E.E.B.Cardeal Arcoverde são desenvolvidas por todo o educandário o ano todo, envolvendo de forma geral, alunos, professores, equipe pedagógica, secretaria, direção, serventes, APP e Conselho deliberativo. Atividades como jardinagem, plantação de mudas de árvores nativas, recolhimento de lixo depositado de forma inadequada em pontos estratégicos no entorno escolar, sensibilização para o destino adequado dos resíduos sólidos e o lixo, preservação e conservação da meio ambiente, são o foco dos trabalhos.
Em comemoração alusiva a Semana de Meio ambiente, foram desenvolvidas algumas atividades paralelas como a “Contação de História” intitulada - Árvore Generosa para todas as turmas de 1º ao 5º ano, no dia 12 de junho, levando os alunos a refletir sobre a relação do ser humano com a natureza. A programação ainda contou com uma conversa com os alunos sobre a proteção ao Meio Ambiente e o papel de cada um, tendo como cenário: plantas e animais empalhados, nativos da região. Através de uma parceria com Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e pessoas da comunidade, foi realizada uma mostra de peixes de criadouros locais.
Paineis e maquetes também representaram ideias expressadas pelos alunos e equipe escolar, buscando materiais alternativos para sua confecção. Fontes de energias alternativas, consumismo, reuso de água, dados numéricos sobre desmatamento, poluição do ar, da água e do solo, produção e separação de resíduos, esgotamento de recursos hídricos, bem como o tema da campanha da fraternidade – preservação dos biomas fizeram parte da temática na confecção dos mesmos.  No quesito reaproveitamento de resíduos, foram confeccionados Pufs de embalagens PET e embalagens de leite.
A programação desenvolvida já vem sendo realizada anteriormente e remete ao Projeto “Carbono Zero”, já desenvolvido na Escola e, através do plantio de árvores, possibilita  minimizar significativamente as emissões de carbono da unidade escolar. É importante ressaltar que as parcerias estabelecidas com pessoas voluntárias da comunidade, empresas, poder público e clubes de serviços (a exemplo do LIONS CLUB São Carlos Rota das Termas – doador de mudas de flores e parceiro na doação de mudas de árvores nativas), são de fundamental importância para que atividades desta natureza aconteçam e alcancem seus objetivos.   
Além de toda a programação e foco das turmas durante o ano em atividades do Meio Ambiente a Escola também conta com o Ecoponto de coleta de óleo de cozinha- parceria Epagri- Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Através desta união, as instituições citadas também oportunizaram ao educandário a participação em importantes palestras sobre : “Lixo e cidadania” ;  “Meu lixo e agora? Como separar?”; “Mata ciliares e a preservação dos recursos hídricos”.


Veja alguns registros fotográficos sobre a Semana de Meio ambiente e outros projetos ambientais desenvolvidos recentemente pelo educandário: 


























































              
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário