quinta-feira, 30 de março de 2017

                                       CALENDÁRIO ESCOLAR 2017



terça-feira, 28 de março de 2017

VISITA AO CEOM

A professora Zenaide Schmitz da disciplina de história coordenou uma visita de estudos ao CEOM - Centro de Memória , na cidade de Chapecó com os alunos do 1º Ano 1 e 2 do Ensino Médio. Na oportunidade os alunos tiveram aula de história sobre o processo de ocupação do oeste catarinense. Após compreender os processos de ocupação pré- colonial da região oeste, foi o momento de enteder as técnicas empregadas na fabricação da cerâmica guarani.












sexta-feira, 24 de março de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS NA EEB CARDEAL ARCOVERDE NA DISCIPLINA DE ARTES COM A COORDENAÇÃO
DA PROFESSORA MIRIAM MÔNICA ZART HERBERT

  “INSTALAÇÕES”

      A atividade desenvolvida é denominada de Instalações, é uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente. Uma instalação pode ser multimídia e provocar sensações: táteis, térmica, odoríficas, auditivas, visuais entre outros. O termo INSTALAÇÃO foi incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960.
     E nesta perspectiva desenvolveu-se a atividade na Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde nas aulas de Artes, com o título “O CORPO COMUNICA”. Os grupos realizaram pesquisas sobre temas de livre escolha, fazendo uso da criatividade. Vários temas foram pesquisados como, prevenção, homossexualismo, alcoolismo, violência, violência contra a mulher, intolerância religiosa, mídias, educação, política, corrupção entre outros.
    O grupo em questão remeteu-se à idade média, período em que as bruxas eram chamadas de sábias, até a igreja da época, atribuir-lhes uma conotação de degradação, de mulheres dominadas por instintos inferiores.  As bruxas nada mais eram do que mulheres que conheciam e entendiam do emprego das ervas medicinais para cura das enfermidades nos vilarejos onde viviam. Também estavam aptas a realizar partos e preparar unguentos medicinais.
    A igreja na idade média se tornou muito poderosa e importante nos aspectos políticos, econômicos e sociais. O símbolo utilizado na instalação apresenta diversos significados, sendo mais conhecido como a Estrela de Davi.
   Esclarecemos que a Escola de Educação Básica Cardeal Arcoverde trabalha os conteúdos contextualizados conforme preconiza a Proposta Curricular de Santa Catarina e a Base Comum Curricular Nacional.  Não foi objetivo incitar nenhuma seita ou religião e sim apresentar a diversidade cultural e religiosa, respeitando-as.
 Lembramos que a escola está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, reiterando nossa seriedade no desenvolvimento do trabalho educacional; trabalho este, desenvolvido à 70 anos nesta comunidade. 

Assinam a presente nota:  A Direção, Equipe Pedagógica e administrativa, Professora Miriam Zart Herbert e demais professores que estão atuando nesta unidade escolar.

São Carlos, 24 de março de 2017.


ALTERAÇÃO DO HORÁRIO A PARTIR DE 27/03/2017




quinta-feira, 23 de março de 2017

Ação da 1º OECA- 2016

A direção juntamente com a comissão organizadora da 1ª Olimpíada Estudantil Cardeal Arcoverde, comunica aos pais dos alunos que tenham interesse, que fará a distribuição das roupas recolhidas durante a realização da olimpíada no ano passado. Esta distribuição se dará  nesta sexta-feira, dia 24/03 à partir das 17h :30min às 21:00 h nas dependências da escola.







EXPOSIÇÃO DE IMAGENS " COMO NÓS VEMOS O RIO MORAES"

Estas imagens do Rio Moraes estão em exposição na escola para apreciação da comunidade escolar. 






quarta-feira, 22 de março de 2017

AÇÃO AMBIENTAL É SUCESSO

A direção agradece a colaboração de toda a comunidade escolar na realização da ação ambiental realizada no dia 20/03, junto a um trecho do rio Moraes, próximo ao centro da cidade. Esta ação foi desenvolvida pelos alunos do 2º ano 2 do ensino médio que na oportunidade representaram todos os alunos da escola, sob a coordenação da professora de biologia Jozi Deimling. A direção também agradece a colaboração da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, DOSU, DMR, Empresas Parceiras e Voluntários da comunidade.






















































, Empresas Parceiras e Voluntários da Comunidade.