Na última sexta-feira (28), na secretaria de Educação de São Carlos, aconteceu uma importante reunião com a equipe da Secretaria de Saúde, diretores de Escolas, referente às matriculas e rematrículas para o ano de 2023, relacionada às vacinações.
O Secretário de Educação do Município, Sadi Baron, salientou que o objetivo principal é o Programa Saúde na Escola – PSE - com a intensificação da vacinação das crianças. Por isso, foi decidido pela obrigatoriedade da apresentação, no dia da matrícula, de uma declaração atualizada das vacinas. “Chegamos em um acordo, onde a Secretaria da Saúde fará a verificação das cadernetas de vacinas e, em seguida, emitirá a declaração atualizada. Com esta declaração poderá ser feita a matrícula ou rematrícula, à partir de 17 de novembro, na rede municipal de ensino e na rede estadual, quando esta abrir o período de matricula”, comentou.
O Secretário de Saúde, Ademir Antonio Damin, falou da dinâmica de apresentação deste documento. “É uma ação de extrema importância, tanto para a saúde quanto para a educação das nossas crianças, numa parceria com as escolas estaduais e municipais. Abriremos à partir do sábado, dia 12 de Novembro, Dia D, das 08h às 17h sem fechar ao meio dia, repetindo nos dias 19 e 26. Agradecemos à toda equipe pedagógica, a equipe da Secretaria de Saúde e aos pais, que sempre atendem o nosso chamado. E o nosso objetivo é manter os índices de vacinação do nosso município elevados, porque algumas doenças que já estavam erradicadas estão começando a voltar. Não no nosso município, mas em todos país”.
A responsável pela sala de vacinação, Técnica Lurdiane de Ávila, esclareceu que os pais deverão levar a carteirinha de Vacinação do seu filho e o cartão do SUS. Caso os pais não tiverem o cartão do SUS, poderão utilizar o CPF da criança ou adolescente.
Já a enfermeira Michelle Brescovite passou uma informação muito importante relacionada ao PSE, um trabalho realizado numa parceria das Secretarias de Saúde e Educação, onde muitos índices e dados foram constatados. “Tivemos muitos números alterados neste pós-pandemia, relacionados à saúde das crianças, não somente com relação à vacinação, mas também alteração do estado nutricional que viemos trabalhando já há algum tempo. O PSE verificou que, com a pandemia e o afastamento dos pais e familiares das Unidades de Saúde, muitas crianças estão com as vacinas atrasadas; e esta é uma preocupação de todo o país. É uma campanha do Ministério da Saúde e precisamos rever estas vacinas. O PSE está fazendo esta busca ativa das crianças para atualização da carteirinha mas, em alguns locais, tivemos uma baixa adesão. Queremos reforçar que, a criança não tem como ir sozinha ao posto de saúde. É necessário que os pais a acompanhem pois é de inteira responsabilidade destes. As pessoas tem que entender que a vacinação é uma prevenção e, se tivemos tanto sucesso nas campanhas vacinais durante todos estes anos, foi porque teve maciça adesão da população.
Na rede estadual de ensino, conforme mencionaram as diretoras Maria Josefina Dupont de Matos e Marilda Hermes, das Escolas Cardeal Arcoverde e Carlos Culmey, respectivamente, as rematrículas são realizadas automaticamente, e os pais terão até o dia 08 de fevereiro, data de início das aulas, para apresentar a declaração atualizada de Vacinação, nas secretarias das escolas. Já os alunos que farão a matrícula do primeiro ano dos anos iniciais e também do primeiro ano do ensino médio, terão que trazer a declaração atualizada e a carteira de vacinação.