terça-feira, 27 de março de 2018

V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
























EEB CARDEAL ARCOVERDE REALIZA CONFERÊNCIA PELO MEIO-AMBIENTE
A Escola Estadual Cardeal Arcoverde realizou nesta quinta-feira (22) a V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Esta Conferência é o resultado da mobilização de alunos e professores visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, ações e elaboração de projetos no contexto da temática socioambiental, com o objetivo de resolver ou amenizar problemas referentes à água na escola, seu entorno e na comunidade.
Participaram do evento Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª Série do Ensino Médio.
Conforme a diretora do educandário Maria Josefina Dupont de Mattos “foi um dia muito especial, um momento em que nós professores, alunos, direção e demais funcionários da escola tivemos a oportunidade de tratarmos sobre esse tema essencial que é o cuidado com a nossa água, inclusive no dia em que comemoramos o dia mundial da água. Foi também um dia de reflexão e de ação, pois alguns alunos fizeram a exposição de suas ideias referentes ao uso deste bem tão importante que é a água”, completou Maria Josefina.
Esta conferência contou também com a participação das Professoras Joze e Kimberli que fizeram explanações sobre a análise da qualidade da água através de invertebrados, bioindicadores de qualidade de água e também sobre os cuidados gerais que precisamos ter com este bem tão precioso.
A diretora Maria Josefina fez um agradecimento a todos os alunos que se empenharam em trazer novas idéias para a realização de possíveis projetos. Agradeceu também a todos os professores que se empenharam para que esta Conferência ocorresse.
Pela manhã, os alunos Davi, Mariana e Laura do 3º ano do Ensino Médio e a aluna Luiza do 6º Ano 02 do Ensino fundamental interpretaram a música Planeta Água de Guilherme Arantes, que fala desta tão importante fonte de vida que é a Água. Em seguida foram apresentados os trabalhos inscritos para as apresentações no período matutino, sendo eles:
Do ensino Médio, os alunos da 1ª série 01, Luiz Felipe da Silva e Alisson Behling apresentaram a idéia: Adaptações nas descargas dos vasos sanitários.
Do ensino fundamental, os alunos do 6° ano 01 Alexandre Renan Hoffmann e Gabriel Schuster apresentaram a ideia: Reuso da água dos banheiros; Kawan Medin Stumm
com a idéia Liberação de água da Casan em determinados horários; Luiz Felipe Deimling com a ideia: Reaproveitamento da água dos bebedouros. Do 8° ano 01 os alunos Laura Jaeger de Almeida, Murilo Serafini Marmitt, Bianca Silveira Arenhardt, Nicolas Emanuel Remor Fidelis, Fabiéli Schmitt Boitt, Gabriel Scherer e Camila Ramos Scholze com a ideia Bebedouro Sustentável e do 9º ano o aluno Guilherme Deimling apresentou a ideia Captação de Água da chuva, aproveitamento nos banheiros.
Pela parte da tarde a Conferencia teve sua continuidade, onde na abertura os alunos Joaquim e Luma, do 7º Ano 2 declamaram a poesia: “ água um bem precioso”. A ideia apresentada neste turno foi “ Método de Captação da água da chuva: Cisterna” desenvolvida pelas alunas: Thais Pereira Nathalia Frare, Andressa Silva e Camila Duz, grupo este do 7º ano2.
De acordo com o regulamento, a conferência nas escolas é uma etapa obrigatória com prazo de realização até 31 de março. Após esta conferência escolar, acontecerá a conferência regional, que se dará no dia 17/04 em Palmitos. Na oportunidade serão debatidos os trabalhos apresentados nas escolas e escolhidas quais as idéias que representarão a região na conferência estadual que acontecerá até o dia 09 de maio. Na conferência estadual serão escolhidas as ideias que representarão o estado na conferência Nacional de 15 a 19 de junho. Na primeira etapa também foram escolhidos delegados e suplentes para participar das etapas seguintes representando sua escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário