A visita objetivou uma introdução à identificação de invertebrados bentônicos que são bioindicadores de qualidade de água. Foram realizadas inúmeras observações através de lupas de vários organismos sensíveis, tolerantes e até mesmo os resistentes à poluição em cursos d'àgua, ressaltado a importância desses organismos para os ecossistemas aquáticos, pois além de participarem da cadeia alimentar, fluxos de energia e ciclagens de matéria e nutrientes, os mesmos toleram determinadas faixas de alteração nos ambientes em que se encontram, podendo indicar a integridade da água, impactos ambientais e são utilizados em diversos biomonitoramentos.
Na ocasião também foram apresentados estudos sobre o Aedes aegypti desenvolvido pela Unochapecó. Predadores de larvas do mosquito foram apresentados para a turma que muito curiosa estava atenta a todos os novos conhecimentos que esta importantíssima visita proporcionou.
Através da inciativa deste educandário, a Unochapecó atendeu prontamente a esta demanda e a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos apoiou este momento através do transporte até a universidade. Acompanharam esta visita a professora do laboratório de Biologia Joze Beatriz Deimling e a professora de turma Andrea Zart.
Confira alguns registros desta visita:
Estudo desenvolvido pela UNOCHAPECÓ com mosquito Aedes aegypti |
Predadores naturais de larvas do Aedes aegypti |
Macroinvertebrado sensível a poluição de ambientes aquáticos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário