PLANO DE GESTÃO 2019 - PROPONENTE ZENAIDE INÊS SCHMITZ
DADOS DA ESCOLA
Nome da escola
EEB CARDEAL ARCOVERDE
Unidade56324
Regional
PALMITOS
Município
SÃO CARLOS
Endereço
RUA DEMETRIO LORENZ
Número
156
Bairro
CENTRO
CEP
89885000
Telefone
(49) 33254260
Áreas de ensino
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino pré-escolar
Anos iniciais
Anos finais
Ensino médio
Em Atividade
Em Atividade
Em Atividade
Em Atividade
Ensino Profissionalizante
Educação de Jovens e Adultos
Ensino especial
Ensino Profissionalizante
Ensino supletivo
Ensino especial
Sem informação
Em Atividade
Em Atividade
Educação especial
UE Exclusiva para Educação Especial
Ensino Regular com Classe Especial
UE Inclusiva com apoio de Sala de Recursos
Educação indígena
Educação Indígena
UE em Território Indígena
Língua Indígena
Total de turmas por curso
Pré-escolar
Anos iniciais
Anos finais
Ensino médio
EJA
Ensino profissionalizante
Projetos
Magistério
AEE
0
13
9
9
0
0
4
0
2
Total de turmas por etapa
Ensino fundamental
Ensino médio
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
3
3
2
3
2
2
3
2
2
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
3
3
3
0
EJA - Ensino fundamental
EJA - Ensino Médio
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
1º ano
2º ano
3º ano
AEE
Projetos
Magistério
AEE
2
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
4
0
0
0
1º ano
2º ano
3º ano
Ensino profissionalizante
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
Total de turmas por turno
Total
Matutino
Vespertino
Noturno
Integral
37
14
15
8
0
Total de servidores
Professor efetivo
Professor ACT
Administração escolar
Assistente técnico pedagógico
29
23
2
3
Orientador educacional
Supervisor escolar
Assistente de educação
Analista técnico em gestão educacional
1
0
2
0
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Nível
Licenciatura
Curso habilitado
HISTÓRIA
Outro
Instituição
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Outra
Início
1996
Conclusão
2000
Nível
Especialização
Curso habilitado
CIÊNCIAS SOCIAIS
Outro
Instituição
Outra
Celer Faculdades
Início
2004
Conclusão
2005
Nível
Especialização
Curso habilitado
Outro
História Regional
Instituição
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Outra
Início
2011
Conclusão
2013
Nível
Mestrado
Curso habilitado
EDUCAÇÃO
Outro
Instituição
UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIAO DE CHAPECO
Outra
Início
2013
Conclusão
2015
PLANO DE GESTÃO
TÍTULO
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR (POLÍTICO, PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO) DA EEB CARDEAL ARCOVERDE (2020-2023)
INTRODUÇÃO
Tendo em vista o Decreto estadual no 194/2019, que dispõe sobre a Gestão Escolar da Educação Básica e Profissional, em todos os níveis e modalidades, na rede estadual de ensino”, eu, como educadora da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina, atualmente atuando na EEB Cardeal Arcoverde venho através deste instrumento apresentar o Plano de Gestão Escolar para a Gestão de 2020 a 2023. A construção deste Plano aconteceu tendo como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e envolvendo a participação de todos os segmentos da escola (professores, equipe pedagógica e administrativa, alunos e pais), uma vez que se trata de um processo numa perspectiva democrática que visa um gestor escolar que tenha em sua política de gestão uma visão de trabalho coletivo com vistas a melhoria do processo de educativo da escola. Cada um desses segmentos participou da elaboração do projeto com ideias para as metas e ações a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos. O intuito é fortalecer processos de participação das comunidades escolar e local no governo da escola, descentralizando os processos de decisão e dividindo responsabilidades. Inicialmente, esse Plano de Gestão apresenta um diagnóstico da escola em suas dimensões socioeconômica, administrativa, física, financeira e pedagógica. Assim, com base nesse diagnóstico que foram sendo construídas uma série de metas e ações a serem desenvolvidas ao longo dos quatro anos de gestão. São ações propostas que foram discutidas com todos os segmentos da escola. O PPP da EEB Cardeal Arcoverde está fundamentado na Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), na legislação educacional em vigor e principalmente em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2017). Assim, a luz dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural que o PPP da escola foi construído. A Teoria Histórico-Cultural tem suas origens nos estudos de Vygotsky (1896-1934) e tem como suas principais concepções:
o homem como ativo, social e histórico; a sociedade, como produção histórica dos homens que, através do trabalho, produzem sua vida material; as ideias, como representações da realidade; a realidade material, como fundada em contradições que se expressam nas ideias; e a história, como o movimento contraditório constante do ser humano, no qual, a partir da base material, deve ser compreendida toda produção de ideias, incluindo-se a ciência e a psicologia. (BOOK, 2002, p.18).
A escola busca proporcionar aos estudantes uma visão do saber universal, a fim de torna-los sujeitos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade em que estão inseridos. Busca formar um estudante que seja apto para viver nestes tempos que se impõem, ou seja, prepara-los para resolver situações-problema por meio da autonomia, tornando-o sujeito ativo do processo histórico. Desta forma, com o desenvolvimento dessas capacidades habilitará o estudante a relacionar as informações e instrumentalizá-las na sua leitura de mundo, que por sua vez deverá ser menos preconceituosa e mais plural e ética. Conforme o PPP (2018) da escola, o processo ensino aprendizagem desenvolvido pelos professores na escola para alcançar tal ensino busca adotar várias metodologias ou estratégias, como: aulas expositivas, pesquisas na biblioteca, leituras, seminários, passeios e visitação de estudo, atividades e trabalhos extraclasse, uso das mídias, realização de experimentos no Laboratório de Ciências/ Biologia, interséries, avaliações orais e escritas, releitura de obras, leitura de obras literárias, feiras, eventos culturais, palestras, exposição de trabalhos, horas cívicas, gincana, contação de histórias, entre outros. O processo de ensino-aprendizagem nessa perspectiva exige que o professor tenha o domínio do conteúdo específico, que deve ser comprometido com o aluno e o mediador entre este e o conhecimento. Professor como responsável pela intermediação entre o aluno e o percurso para a produção do conhecimento. Aluno é visto como sujeito do seu próprio conhecimento. O gestor escolar, a equipe pedagógica, administrativa e o corpo docente da escola precisam desenvolver um olhar de não somente delinear os conceitos a serem contemplados nas atividades de ensino e educação, como também as diferentes estratégias que viabilizem o acesso ao conhecimento e a permanência dos estudantes na escola. Em virtude da legislação e por entender esse ser o processo que define melhor a sistemática a ser utilizada no processo de escolha dos representantes que vão conduzir os trabalhos de gestão escolar que esse projeto vem sendo construído. Sabendo também da importância da atuação do gestor escolar e seu comprometimento na condução de uma escola.
OBJETIVO GERAL
Implementar uma gestão democrática, assegurando a aplicação correta e transparência nos recursos financeiros, possibilitando também a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões de forma que todos se sintam comprometidos com a escola, com vistas a melhorar o relacionamento humano, garantir a permanência do aluno na escola, diminuir a evasão escolar e promover a melhoria do processo educativo elevando ainda mais os índices da escola nas avaliações externas.
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Dimensão socioeconômica
A EEB Cardeal Arcoverde está localizada no centro do município de São Carlos/SC. O município tem uma estimativa populacional de 11. 191 pessoas de acordo com os dados do IBGE (2017) . A unidade escolar atende 670 estudantes, onde a grande maioria reside na zona urbana. Os estudantes oriundos da zona urbana são em sua maioria filhos de trabalhadores do comércio ou da indústria, porém a escola também atende alunos oriundos da zona rural, principalmente no Ensino Médio. A atividade econômica da zona rural consiste principalmente na agropecuária, onde tem-se em alta a avicultura, suinocultura, pecuária leiteira e de corte, psicultura, cultivo de milho, soja, feijão e produtos para a subsistência da família. O rendimento mensal dos trabalhadores formais do município consiste basicamente em 2 salários mínimos mensais. Quanto ao grau de instrução dos pais, poucos tem curso superior completo, a maioria tem Ensino Médio completo, uma porcentagem pequena de pais que somente tem o Ensino Fundamental completo ou incompleto e uma minoria dos alunos possuem pais analfabetos. Quanto à religião observa-se que a grande maioria são católicos e os demais pertencentes a outras igrejas e doutrinas religiosas. A maioria dos alunos são de cor branca, poucos são de cor negra e cor parda. A etnia dos alunos, bem como a diversidade cultural deve ser respeitada e preservada e não fator determinante pedagogicamente. Com relação a dimensão socioeconômica a poucos dados no PPP da escola, sendo esse um item a ser melhorado.
Dimensão pedagógica
O processo de ensino-aprendizagem da unidade escolar está pautado nas leis em vigor no Brasil e no estado de Santa Catarina. Nesse sentido, encontra-se na instância maior as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.9394/96) que está fundamentada na Constituição de 1988 e suas emendas, nas leis complementares e resoluções, assim como os Cadernos de Orientações Curriculares, bem como a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), mas em consonância com as mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular de 2017. Sob a luz dos documentos e legislações oficiais que a EEB Cardeal Arcoverde tem organizado seu currículo voltado para a discussão do fazer pedagógico. Os profissionais de ensino que atuam na escola utilizam de várias metodologias e estratégias em suas aulas. A relação entre o professor e aluno é realizada com respeito, afetividade, diálogo e prevalecendo o compromisso do professor em auxiliar os alunos no processo de construção do conhecimento. No início do ano letivo os professores em um processo coletivo reúnem-se para realizar o planejamento anual dos conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo. Durante o ano, individualmente durante as horas atividades os professores preparam seus planos de aula. Alguns professores das Séries Inicias realizam trocas de atividades. De acordo com o PPP (2018) da escola, a avaliação de rendimento do aluno será contínua, processual, cumulativa, inclusiva e de caráter formativo, devendo ser desenvolvida durante todo o ano letivo, compreendendo três etapas inter-relacionadas que são; o diagnóstico, intervenção e replanejamento. A avaliação das Séries Iniciais do Ensino Fundamental é descritiva, sendo que no 3º e 5º ano deverá ser numérica no final do ano letivo. Quanto a avaliação das Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio o registro é feito de forma trimestral com no mínimo 03 avaliações, de forma numérica de 01 a 10, com recuperação paralela de estudos de forma concomitante aos conteúdos ministrados, sempre considerando o aluno como um sujeito com aspectos sociais, culturais, biológicos e afetivos diferenciados. Na avaliação contínua e cumulativa prevalecem os aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos da aprendizagem, sendo que a recuperação paralela dos alunos com menor desempenho será através da recuperação de conteúdos não apropriados pelo educando, com posterior avaliação da aprendizagem, por meio de instrumento de verificação tendo o mesmo peso da que originou a necessidade de recuperação, prevalecendo o resultado maior obtido. (PPP, 2018). Durante o ano são realizados os conselhos de classe que ocorrem trimestralmente, onde participam professores, equipe pedagógica/ administrativa e direção. Após a realização dos Conselhos de Classe, são realizados encaminhamentos, tais como: conversas individuais com todos os alunos realizados pela equipe pedagógica, quando necessário às famílias são chamadas e a realização de reuniões por turma com a presença dos pais, professores, equipe diretiva e alunos. Os resultados do processo ensino aprendizagem são divulgados diariamente na plataforma do “Estudante Online” do governo do estado de Santa Catarina que disponibiliza o acesso às notas, o registro de presença e faltas e observações dos professores sobre o desempenho dos estudantes. A plataforma está disponível para os pais acessarem às informações quando o desejarem. No início do ano letivo é realizada a Assembleia da APP onde as questões pedagógicas e administrativas da escola, bem como as regras de convivência no espaço escolar são discutidas com às famílias. O momento é oportunizado também para coletar sugestões e possíveis alterações a serem realizadas no PPP e que assim possam auxiliar e permitir um melhor funcionamento do trabalho desenvolvido na escola. Sobre a Lei 9394/96 e Lei complementar 170/98-SC a escola oferece condições de ensino (matrícula e permanência) a alunos portadores de necessidades especiais, visando à preservação, a reabilitação e a integração social mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnologias específicas, através da Sala de AEE-Atendimento Educacional Especializado, valorizando sempre as práticas pedagógicas inclusivas, visando à preservação, a reabilitação e a integração social mediante utilização de recursos pedagógicos e tecnologias específicas, respeitando as individualidades dos educandos. De acordo com dados retirados do conselho de classe final do ano passado, quanto ao rendimento dos alunos no ano letivo de 2018 tínhamos 726 alunos, dos quais 668 foram aprovados, 48 foram reprovados, 10 foram reprovados por frequência, 49 foram transferidos para outra escola estadual, 62 foram transferidos para outras redes de ensino, 8 alunos desistiram dos estudos. Observou-se pelo IDEB 2017 que os índices dos Anos Finais do Ensino Fundamental abaixaram em relação ao IDEB anterior, daí a necessidade de melhorar a prática pedagógica na escola como um todo. Também se observou uma grande evasão de alunos que terminaram o Ensino Fundamental e foram para a esfera federal, percebendo a ausência de estratégias significativas que façam o aluno se manter na escola. Havendo desta forma, a necessidade de uma política de conscientização, no sentido de mostrar o potencial da escola pública estadual.
Dimensão administrativa
Todo o funcionamento administrativo da escola obedece a legislação específica e consta no PPP da escola. A dimensão administrativa da unidade escolar está dividida com cada um desenvolvendo suas funções com bastante autonomia. As atividades e processos desenvolvidos na escola sempre são documentados e organizados em arquivos. Com relação a formação profissional e acadêmica do corpo docente e diretivo da escola, ele se encontra atualmente assim constituído. A equipe gestora da escola é composta pela diretora e duas assessoras, que são graduadas e tem especialização na área. A equipe pedagógica e administrativa da escola é composta por 01 administrador escolar, 02 assistentes de educação, 01 supervisora escolar, 03 assistente técnica pedagógica. Todas são graduadas com especialização. O corpo docente é composto por 30 professores efetivos. Destes profissionais, 26 são graduados com especialização, 1 está cursando Mestrado, 2 tem Mestrado, 1 está cursando Doutorado. Além disso, são contratados Acts que totalizam hoje 23 professores. Destes, 21 são graduados e 2 que estão cursando. Ainda são contratados pela APP 04 funcionários (serventes) que são mantidos com recursos da SED. A escola oferece os seguintes níveis e classes de ensino: Ensino Fundamental Anos Iniciais – 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º ano, Ensino Médio – 1ª a 3ª série. A escola atende atualmente 670 estudantes, matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno. Destes, 176 estão matriculados no Ensino Médio, 285 alunos no Ensino Fundamental Séries Iniciais e 209 alunos no Ensino Fundamental Séries Finais. As instâncias colegiadas em funcionamento na escola são: Conselho Deliberativo Escolar e APP – Associação de Pais e Professores e recentemente foi criado o Grêmio Estudantil. No Ensino Fundamental e Médio, o ano letivo tem a duração de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar com uma carga horária anual mínima de 800 (oitocentos) horas-aula. A carga horária é de 5 (cinco) aulas de 45 (quarenta e cinco) minutos no período diurno e de 5 (cinco) aulas de 40 (quarenta) minutos no período noturno. A complementação de carga horária acontecerá através dos recreios dirigidos. Em um dos dias da semana no Ensino Fundamental tem 06 períodos de 38 minutos. Para o Ensino Médio do turno noturno, conforme prevê a Resolução n 1º 87 de 1998, o professor de cada disciplina encaminha um trabalho extraclasse para a compensação de carga horária, uma vez que os períodos são de 40 minutos. O tempo destinado ao recreio será de 15 (quinze) minutos, no período diurno e 10 minutos no período noturno. Os horários de funcionamento são: Período matutino: 7h 30m às 11h 30m; Período vespertino: 13h 30m às 17h 30m; Período noturno: 18:30h às 22h. O atendimento aos estudantes, pais e professores é realizado sempre quando necessário pela equipe gestora, pedagógica e administrativa da escola, seja devido a aprendizagem, indisciplina ou apresentação de sugestão, reclamação, reivindicação ou apresentação de projetos. Quando da existência de situações atípicas ou especificas de indisciplina, o atendimento se dá de forma individualizada, com a presença dos responsáveis o Conselho Tutelar e a direção. Todos os segmentos da comunidade escolar têm participação efetiva nas instâncias deliberativas da escola. Os pais participam nas diretorias da APP e Conselho Deliberativo, também participam das Assembleias da APP, nas reuniões por turma, nos Conselhos de Classe e nos eventos escolares. Por se entender a avaliação institucional como um processo de acompanhamento das atividades desenvolvidas, numa perspectiva construtiva e dialógica, percebemos como necessário ser realizado anualmente.
Dimensão financeira
Consiste no planejamento, divulgação, registro e prestação de contas de todos os recursos recebidos, que precisam ser submetidos a aprovação do Conselho Deliberativo e da APP. Atualmente existe por parte de nossa instituição de ensino uma grande dependência financeira dos recursos oriundos do Estado. A escola conta com os recursos provenientes do Cartão de Pagamento do Estado Santa Catarina (CPESC) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a aquisição de equipamentos, material pedagógico, de expediente e limpeza, bem como a realização de pequenos reparos. Mensalmente recebe através de Subvenção Social, recursos para o pagamento de 04 serventes. Além disso, algumas atividades realizadas pela APP durante o ano letivo garantem alguns recursos extras como uma complementação de renda e que são fundamentais para a escola. Nesse sentido, são realizadas durante o ano letivo, festas como: festa junina, festa do 07 de setembro, baile de formatura, além de uma contribuição espontânea das famílias que ocorre mensalmente.
Dimensão física
A EEB Cardeal Arcoverde está construída numa área de 10000m², com uma área de 1950m² construídos, com 02 pavimentos, distribuídos em 03 alas. A ala 01 é composta de: entrada com 03 portões (acesso com cobertura), sendo uma porta que possibilita o acesso para cadeirante; 1 bebedouro; 4 salas de aula (com 30 mesas e cadeiras, 01 mesa de professor, 01 armário, 01 PC e 01 data Show), em todas as salas tem acesso para cadeirante, (através de rampa móvel); 1 biblioteca com um número bem significativo de livros, revistas e jornais, e o acervo não é informatizado. O mobiliário como: prateleiras, mesas e cadeiras para estudo são insuficientes, para atender o número de alunos que frequentam a biblioteca diariamente. Este espaço possui ainda: 01 computador para uso da professora da biblioteca e 04 computadores para uso dos alunos; 1 sala de direção que possui 01 mesa com cadeira e 02 armários; 1 sala de direção/assessor possui 01 PC e 02 máquinas de fotocópias, 02 armários, 02 mesas e cadeiras; 1 sala secretaria da escola, com 02 PCs, 01 máquina de fotocópias, armários, um banheiro e em anexo um almoxarifado; 1 sala de professores com 03 PCs, geladeira, micro-ondas, mesa, cadeiras, armário, 01 impressora, junto 02 banheiros (um masculino e um feminino) para uso dos professores e funcionários; 6 banheiros (feminino) sendo um adaptado para atender pessoas com necessidades especiais; balcão de espelho; 1 quadra de esportes que passou por adequações, com cobertura, no entanto está danificada no piso e apresenta goteiras. É necessária nos arredores a construção de muros, muretas e drenagens que facilitarão na escoação de água da chuva; 1 sala de apoio (sem acesso para cadeirante, possui escada situada no 2º piso). Neste mesmo espaço há 01 banheiro, uma sala pequena para o depósito dos livros didáticos, e outra sala que serve como arquivo morto e depósito. Na ala 02 temos: 1 laboratório de Ciências/Biologia, em condições de uso, mobiliários disponíveis suficientes. No entanto, utensílios, instrumentos e produtos químicos são insuficientes para a realização de alguns experimentos; 5 salas de aulas (30 carteiras e cadeiras, 01 de mesa para o professor, 01 PC e 01 armário e em 01 sala com 01 data show); 1 sala pedagógica com 02 PC, 02 mesas, cadeiras, 01 armário, 01 prateleira com portas para acervo de CDs e DVDs e 02 prateleiras com os livros didáticos para professores do EF e EM, uma mesa para reuniões e planejamentos com 06 cadeiras; 6 banheiros (masculino) e 01 adaptado para deficientes físicos, balcão e espelho. Na ala 03 temos dois pavimentos: O 1º pavimento possui: 1 cozinha com dispensa; 1 bebedouro; 1 dispensa; 1 refeitório; 4 banheiros (masculino), 4 banheiros (feminino); 1 cozinha adaptada para o uso dos professores e funcionários e 1 área coberta; 1deposito para os materiais de educação física. O 2º pavimento possui: 7 salas de aula (30 carteiras e cadeiras, 01 armário, 01 mesa para o professor); 1 sala de brinquedoteca em construção de mobílias com materiais recicláveis; 2 armários (material do lego), 1 sala SAEDE mobiliada; 1 sala de vídeo com data show com 30 cadeiras, 1 sala para o Pedagógico com uma mesa para reuniões, com 12 cadeiras, 02 mesas com cadeira. No 2º pavimento não tem acessibilidade, pois o acesso é somente por escadas, não possuindo banheiros e bebedouro. O parque infantil passou por inúmeras reformas com recursos da APP, estando atualmente em bom estado. Este espaço também é utilizado nas aulas de EFI dos anos iniciais do ensino fundamental. A escola possui uma construção junto ao parque infantil onde se encontra: 1 sala de ATE utilizada pelos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio com (03 mesas compridas precárias), 10 bancos, 01 tanque, 01 armário, 01 mesa e cadeira de professor e um anexo para guardar materiais; 01 sala de ATE utilizada pelos Anos Iniciais do Ensino Fundamental contendo: 01 mesa com cadeira para o uso do professor, 02 armários, 30 cadeiras e 30 carteiras, em anexo 01 banheiro e um depósito para materiais; 1 pequena área coberta (com uma mesa pequena e 02 bancos, uma cuba com torneira e um lavatório). Os ambientes da escola são climatizados com exceção a sala da brinquedoteca.
Outras considerações
METAS E AÇÕES
Meta
Angariar recursos financeiros através de parcerias a serem estabelecidas durante os quatro anos de gestão
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Captação de recursos financeiros por meio de projetos a serem elaborados em busca de parcerias na iniciativa privada e pública para a escola.
Objetivos específicos
Aquisição de brinquedos novos para o parque infantil; Aquisição de materiais para o Laboratório de Biologia; Ter recursos para cursos de formação dos profissionais da escola; Ter recursos para participar de feiras, seminários, etc; Equipar a sala do pedagógico da ala 03 com computadores e impressora.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
todos os segmentos da escola
Recurso
parcerias
Responsáveis pela ação
Equipe gestora
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Equipar a escola com 5 notebooks por ano chegando em 2023 com 20 unidades.
Objetivos específicos
Oferecer a inclusão digital; Oportunizar os estudantes ao acesso das tecnologias para realizar trabalhos escolares e de pesquisa.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
estudantes
Recurso
parcerias
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, grêmio estudantil
Meta
Continuar realizando eventos escolares festivos com o envolvimento de toda a comunidade escolar e da família durante os quatro anos de gestão
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Realizar eventos festivos como a festa junina, festa do dia 07 de setembro e o baile de formatura.
Objetivos específicos
Adquirir material didático pedagógico, de acervo literário, aparelhos eletroeletrônicos e tecnológicos conforme a necessidade da escola; Buscar através de diálogo o comprometimento da família com a escola e o envolvimento da mesma nas festividades.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
todos os segmentos da escola
Recurso
eventos festivos
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, administrativa, pedagógica, professores, APP, Grêmio Estudantil.
Meta
Manter convênios com os órgãos governamentais para a viabilização de recursos financeiros durante os quatro anos de gestão
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Aplicar corretamente os recursos oriundos do Cartão de Pagamento do Estado Santa Catarina (CPESC) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Objetivos específicos
Adquirir material didático pedagógico, de acervo literário, aparelhos eletroeletrônicos e tecnológicos conforme a necessidade da escola; Garantir uma gestão comprometida, democrática e transparente com a comunidade escolar.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
todos os segmentos da escola
Recurso
órgãos governamentais
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora, Administrativa, APP e Conselho Deliberativo
Meta
Discutir, junto a APP e Conselho Deliberativo as prioridades para o investimento dos recursos destinados a escola anualmente durante os quatro anos de gestão
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Aplicar conscientemente, corretamente e com transparência os recursos financeiros
Objetivos específicos
Aplicar os recursos de acordo com as necessidades da escola em conformidade com a legislação vigente; Assegurar a transparência na execução e na prestação de contas relativas aos recursos financeiros repassados à escola.
Equipe Gestora, Administrativa, APP e Conselho Deliberativo
Meta
Qualificar os profissionais da escola durante os quatro anos de gestão
Dimensão
Dimensão administrativa
Ação
Incentivar e orientar a formação em nível de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e de formação continuada do corpo docente, administrativo e pedagógico da escola
Objetivos específicos
Qualificar os profissionais de ensino; Melhorar o processo educativo da escola; Proporcionar aos professores momentos de reflexão sobre suas práticas, trabalho em equipe e troca de experiências.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
profissionais da educação
Recurso
órgãos governamentais, parcerias e do próprio profissional
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, administrativa e Pedagógica
Meta
Melhorar o acesso as informações para todos os segmentos da escola durante os quatro anos de gestão;
Dimensão
Dimensão administrativa
Ação
Criar redes sociais da escola e mantê-las em funcionamento
Objetivos específicos
Facilitar a comunicação entre os diversos segmentos da escola; Divulgar as atividades escolares; Facilitar o compartilhamento de informações.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
todos os segmentos da escola
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, Pedagógica e Grêmio Estudantil
Meta
Realizar anualmente a avaliação institucional
Dimensão
Dimensão administrativa
Ação
Criar um questionário a ser respondido por todos os segmentos escolares no final de cada ano letivo
Objetivos específicos
Avaliar a qualidade do ensino ministrado na escola; Contribuir para a melhoria do processo educativo; Rever e aperfeiçoar o PPP da escola; Motivar os profissionais da escola e alunos a se auto-avaliar; Verificar como as tarefas pedagógicas e administrativas estão sendo realizadas e articuladas; Estudar, propor e implementar mudanças no cotidiano das atividades pedagógicas e administrativas quando necessário
Início
01/12/2020
Fim
20/12/2023
Público alvo
todos os segmentos da escola
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe Pedagógica
Meta
Desenvolver uma gestão onde todos os segmentos possam participar efetivamente com críticas, ideias e sugestões de melhoria durante os quatro anos de gestão.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Realizar reuniões com os coletivos escolares, para auto-avaliação das práticas pedagógicas e administrativas, bem como ampla divulgação dos documentos legais que regem a escola e os indicadores de avaliação.
Objetivos específicos
Mostrar a importância da participação nos momentos de decisão nas reuniões escolares; Assegurar que em reuniões com pais, alunos e membros da comunidade local todos tenham vez e voz para expor ideias, sugestões ou críticas; Estimular cada presente nas reuniões ou nas assembleias a se responsabilizar por trazer, pelo menos, mais uma pessoa para o próximo encontro.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
todos os segmentos escolares
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e Pedagógica
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Ofertar jogos alternativos,intercâmbios, danças, espaço cultural e feiras
Objetivos específicos
Motivar os alunos e professores a serem criativos e pró-ativos; Incentivar a criação de poemas e musicais; Motivar os alunos a praticarem esportes e compreenderem a importância da atividade física; Criar eventos de caráter permanente que motivem a participação da comunidade escolar; Promover maior liberdade na divulgação de ideias, pensamentos e produção artística; Conhecer outros espaços educativos por meio de intercâmbios.
Início
01/03/2020
Fim
01/12/2023
Público alvo
estudantes
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, administrativa, pedagógica, professores, APP, Grêmio Estudantil.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Reorganização/reelaboração coletiva do PPP
Objetivos específicos
Reconstruir coletivamente o PPP da escola no inicio do ano letivo; propor a elaboração de PPP a partir da realidade escolar; mostrar a importância do trabalho coletivo na construção do PPP; disponibilizar o PPP atualizado anualmente para toda a comunidade escolar.
Início
01/02/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
todos os segmentos da escola
Recurso
humanos
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, administrativa e Pedagógica
Meta
Assegurar a permanência dos alunos na escola e reduzindo as taxas de evasão e repetência nos quatros anos de gestão.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Assegurar a igualdade de condições de acesso e permanência na escola
Objetivos específicos
Ofertar número de vagas que oportunize a todos; Turnos alternativos com oferta de várias vagas; garantir a permanência dos estudantes na escola; Motivar os alunos que terminam o 9ª ano a se matricular no Ensino Médio da escola; Realizar visitas aos nono (9) das escolas municipais mostrando as atividades realizadas pela escola e procurando trazer alunos para o Ensino Médio.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
estudantes
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, administrativa e Pedagógica
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Realizar viagens de estudo com os estudantes e professores.
Objetivos específicos
oportunizar diferentes conhecimentos aos alunos e professores; desenvolvimento de diferentes habilidades (observação, seleção, comparação e análise de dados) para a formação integral; oportunizar um ensino atrativo e estimulante aos alunos.
Início
01/03/2020
Fim
23/12/2023
Público alvo
alunos e professores
Recurso
APP e parcerias
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, pedagógica, APP, grêmio estudantil e corpo docente
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Promover palestras de sensibilização na escola com profissionais de diferentes áreas, inclusive ex-alunos da escola.
Objetivos específicos
Mostrar aos alunos diferentes experiências de sucesso; Aumentar a motivação pessoal; diminuir o estresse da vida cotidiana; identificar as competências pessoais e qualidades; otimizar a auto-percepção e a percepção do mundo.
Início
01/03/2020
Fim
23/12/2023
Público alvo
alunos
Recurso
parcerias
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, Pedagógica e Grêmio Estudantil
Meta
Melhorar o desempenho dos estudantes em avaliações externas nos quatro anos de gestão.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Sensibilizar os educandos sobre a importância da realização dos exames e provas nacionais.
Objetivos específicos
Motivar os alunos a serem comprometidos com os estudos e com a educação; Elevar os índices da escola em avaliações a nível local, estadual e nacional; Mostrar que a escola pública é de qualidade.
Início
01/02/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
estudantes
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, administrativa, pedagógica, corpo docente, Grêmio Estudantil.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Manter Planos de estratégias prontos para quando da falta de profissionais da educação durante os quatros anos de gestão.
Objetivos específicos
evitar que os alunos fiquem ociosos quando da falta de professores; ter aulas ou palestras preparadas; evitar dispensa de alunos antes do fim do horário escolar.
Início
01/02/2020
Fim
23/12/2023
Público alvo
alunos
Recurso
humano
Responsáveis pela ação
Equipe Pedagógica e corpo docente
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Melhorar a internet na escola e disponibilizar o acesso aos alunos somente a sites para pesquisas escolares.
Objetivos específicos
universalizar o acesso da internet na escola; possibilitar o acesso as tecnologias educacionais; valorização do aprendizado pelo acesso as mídias digitais.
Início
01/02/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
estudantes
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora e Pedagógica
Meta
Reorganização dos espaços escolares nos primeiros quatro meses de gestão
Dimensão
Dimensão física
Ação
Modificação da localização de algumas salas, como a sala dos professores e pedagógico e a criação de uma sala de convivência para os alunos e pais que vem até a escola.
Objetivos específicos
Melhorar o ambiente escolar; Oferecer aos professores um local adequado para suas horas atividades, de descanso e de lanche; Oportunizar aos pais um local adequado enquanto esperam seus filhos na escola; Oferecer aos estudantes uma sala de convivência.
Início
02/01/2020
Fim
30/04/2020
Público alvo
estudantes, professores e pais
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, Pedagógica e Grêmio Estudantil
Meta
Proporcionar aos estudantes um espaço físico adequado e seguro para a prática de Educação Física nos quatro anos de gestão
Dimensão
Dimensão física
Ação
Reforma da cobertura do Ginásio e construção de muros, grade e realizar drenagem do solo
Objetivos específicos
Melhorar a infra-estrutura física do ginásio escolar; Oferecer um local adequado e com segurança.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
professores, estudantes e comunidade escolar
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora e APP
Dimensão
Dimensão física
Ação
Construção do ginásio escolar com quadra poliesportiva com vestiário e banheiros.
Objetivos específicos
Oferecer um local adequado para a prática de atividades esportivas e culturais;
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
estudantes
Recurso
SED
Responsáveis pela ação
Equipe gestora
Meta
Melhorar o estacionamento de veículos ao redor da Unidade Escolar, bem como aperfeiçoar o embarque e desembarque dos alunos a partir do segundo ano de gestão e completar a ação até o final da gestão
Dimensão
Dimensão física
Ação
Construção de um estacionamento para todos os funcionários da escola.
Objetivos específicos
Oferecer um local seguro para guardar o carro; Deixar as vagas na frente da escola para os pais, visitantes e comunidade em geral.
Início
01/02/2021
Fim
31/12/2023
Público alvo
profissionais do ensino e funcionários da escola
Recurso
APP e dos próprios profissionais do ensino e funcionários da escola
Responsáveis pela ação
Equipe gestora, administrativa, pedagógica, corpo docente, APP.
Dimensão
Dimensão física
Ação
Melhoria no hall de entrada da escola com a construção de um toldo ampliado para o embarque e desembarque de alunos
Objetivos específicos
oferecer maior segurança e comodidade na hora de embarque e desembarque de alunos; oferecer maior proteção para os alunos nos dias de chuva.
Início
01/02/2021
Fim
31/12/2023
Público alvo
estudantes
Recurso
emenda parlamentar
Responsáveis pela ação
Equipe gestora
Meta
Garantir o bom estado de conservação de todos os equipamentos e estrutura física da Unidade Escolar, por meio de construção, ampliação, reforma, revitalização visando possibilitar a segurança dos seus usuários nos quatro anos de gestão
Dimensão
Dimensão física
Ação
Construção de banheiros e aquisição de bebedouro para o 2º piso da ala 3 da escola e criar um projeto de acessibilidade a esta ala.
Objetivos específicos
Melhorar o ambiente escolar; disponibilizar acessibilidade e mobilidade aos alunos e comunidade com deficiência; Oferecer um espaço físico seguro e agradável.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
estudantes e professores da ala 3
Recurso
SED
Responsáveis pela ação
Equipe gestora
Dimensão
Dimensão física
Ação
Melhorar a área de lazer e o pátio da escola com a colocação de “pavers”, construção de mesas e bancos, plantio de árvores e flores na ala 3.
Objetivos específicos
Oferecer aos estudantes um ambiente seguro, limpo e agradável; Adequar os espaços físicos às reais necessidades da escola.
Início
01/02/2021
Fim
31/12/2021
Público alvo
estudantes
Recurso
APP e parcerias
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora e APP
Dimensão
Dimensão física
Ação
Reforma do porão da escola para servir de acervo aos documentos e de depósito dos materiais
Objetivos específicos
disponibilizar um local adequado para armazenamento dos documentos de alunos e professores; disponibilizar um local adequado para depósito dos materiais diversos da escola.
Início
01/02/2022
Fim
31/12/2022
Público alvo
alunos e professores
Recurso
APP e parcerias
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora e APP
Dimensão
Dimensão física
Ação
Revisão de toda a parte elétrica da escola
Objetivos específicos
evitar a queda de energia quando ligado todos os climatizadores e equipamentos elétricos; oferecer um ambiente seguro.
Início
02/01/2020
Fim
31/12/2023
Público alvo
escola como um todo
Recurso
SED e CELESC
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora e APP
Dimensão
Dimensão física
Ação
Construção de um palco na área coberta
Objetivos específicos
Oferecer um local adequado para a realização de eventos escolares;
Início
01/02/2021
Fim
31/12/2021
Público alvo
toda a comunidade escolar
Recurso
APP
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora e APP
Dimensão
Dimensão física
Ação
Informatização da biblioteca além da compra de mesas e bancos para instalação na área verde anexo a Biblioteca.
Objetivos específicos
Melhorar o espaço físico da Biblioteca; Melhorar o acesso e a consulta aos livros disponíveis na Biblioteca; Ter um espaço atraente para os alunos desenvolverem suas atividades de leitura.
Início
01/02/2020
Fim
31/12/2021
Público alvo
estudantes e professores
Recurso
APP e parcerias
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora e APP
AVALIAÇÃO DO PLANO
A avaliação do Plano de Gestão Escolar será feita anualmente, sendo realizada no final de cada ano letivo por meio de um questionário com perguntas abertas a ser enviado aos diversos segmentos da comunidade escolar com vistas a avaliar o processo de Gestão escolar. A proponente também se compromete com a realização de uma auto-avaliação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É importante aqui analisar os fundamentos teóricos e legais que respaldam a consolidação de uma gestão democrática, uma vez que por meio dela se consolidam as ações que buscam a melhoria do processo educativo. A Constituição Federal de 1988 dispõe, no artigo 205, que precisa haver um trabalho conjunto entre a família e o Estado norteando a educação brasileira. E, no artigo 206, do inciso IV, a Constituição Federal prevê “a gestão democrática na forma da lei” (BRASIL, 1988) como um dos sete princípios necessários para ministrar o ensino no país e, para gerir as escolas. Com esse princípio constitucional se garante a participação e se possibilita que as pessoas independentemente de sua condição social e cultural, possam intervir na construção de políticas e na gestão das instituições educacionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei nº 9.394/1996), no seu artigo 3º, estabelece quais os princípios para a aplicação do ensino público. O Inciso VIII define a “gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino” (BRASIL, 1996) como um desses princípios, estabelecendo, assim, o papel dos Conselhos Escolares como instrumentos de gestão democrática das escolas públicas do ensino básico. Houve desta forma, um direcionamento legal para iniciar um processo democrático que busque o direito e o dever de participar de todos os que atuam nos sistemas e nas escolas públicas. Gestão Democrática é o processo político por meio do qual todas as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem discutem, deliberam, planejam, buscam solucionar problemas, formar um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola. O que sustenta esse processo é a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos e seus pais/ responsáveis, docentes, funcionários da escola, gestores escolares e membros da comunidade do entorno. Vale mencionar que todas as ações precisam ser definidas por meio de um planejamento e que este precisa considerar o respeito às normas construídas coletivamente para os processos de tomada de decisões e garantir o amplo acesso às informações a todos os sujeitos da escola.
A gestão democrática entendida como ação que prevê a descentralização pedagógica e administrativa como um meio para alcançar a autonomia da escola, deseja e implanta o funcionamento de colegiados que garantam uma participação mais decisória dos protagonistas escolares (FONSECA; OLIVEIRA; TOSCHI, 2004, p.42).
Também se faz necessário discutir os elementos básicos que a compõem. Só é possível uma gestão democrática por meio da interação escola versus comunidade, ou seja, é por meio do exercício da cidadania pautado na participação dos vários segmentos da sociedade na gestão político
REFERÊNCIAS
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Governo do Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação, 2014.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Admin/Downloads/diretrizescurriculares_2012.pdf
Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de dezembro de 1996.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. EEB Cardeal Arcoverde, 2018.
OBSERVAÇÃO
O Plano de Gestão Escolar apresentado, está em consonância com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, com os princípios da gestão democrática e participativa e com a legislação vigente. Respeita a igualdade de direitos e os princípios da diversidade. O diagnóstico evidencia pontos de atenção que, em sua maioria, apresenta metas e ações que procuram avançar e dar respostas aos fatores evidenciados. Esta Comissão, indica pelo monitoramento, revisão, atualização e reavaliação constante do Plano com a participação da comunidade escolar, embasado no diagnóstico atualizado e nos indicadores que a escola produz, visando a melhoria da qualidade do ensino com aprendizagem. Sendo assim, este Plano está homologado para participar das demais etapas do processo de escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário