segunda-feira, 27 de abril de 2020

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA TEM ORIENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM SANTA CATARINA



Este sábado, 25, foi o dia estabelecido no calendário 2020 do Governo do Estado de Santa Catarina como o Dia da Família na Escola, data celebrada anualmente na terceira semana de abril. A suspensão das aulas em prevenção ao coronavírus mudou a programação das escolas estaduais catarinenses, levando a um estímulo ainda mais forte à presença das famílias no cotidiano escolar de seus filhos. As atividades do Dia da Família na Escola, neste ano, serão em casa, atendendo a orientação dos órgãos de saúde para enfrentar o período de pandemia. 
A Secretaria de Estado da Educação (SED) integra a iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação, para reforçar junto aos estudantes e seus familiares uma série de orientações para enfrentar a pandemia provocada pelo coronavírus. O secretário, Natalino Uggioni, ressalta a importância de estimular a presença das famílias na educação formal.
“O binômio família-escola é determinante para uma educação de qualidade quando das ações presenciais, e torna-se ainda mais relevante nesse período de atividades não presenciais na educação. A participação dos pais no acompanhamento das atividades escolares e na orientação quanto aos cuidados de higiene e saúde aos seus filhos é fator crítico de sucesso para o período que estamos vivendo. Aproveitamos a data para fortalecer a relação de nossa rede de escolas com as famílias de nossos estudantes”.
A partir dos canais de comunicação das instituições envolvidas no movimento, a comunidade escolar tem acesso às informações. A Federação das Indústrias (FIESC), Undime/SC e federações do comércio (Fecomércio), do transporte (Fetrancesc) e da agricultura (Faesc), integram o Movimento Santa Catarina pela Educação e propõem a ação.
Como encarar o isolamento
A campanha tem como tema “Educação em Saúde” e traz dicas para encarar o isolamento social. As famílias devem construir uma rotina diária para cumprir as atividades escolares propostas e incluir outras que aliviem o estresse; continuar se informando, por meio de fontes confiáveis, manter bons hábitos alimentares e cuidar da saúde.  O conteúdo digital será enviado às famílias dos alunos por meio dos canais das instituições participantes do Movimento SC pela Educação. 
 “A proposta sempre foi a de fortalecer o vínculo entre família e escola, o que se torna ainda mais desafiador com a crise que estamos enfrentando. Por isso, a campanha deste ano traz dicas simples, mas importantes para a saúde física e mental das famílias”, comenta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Além de integrar a ação do movimento, a SED também lançou neste sábado o caderno Dicas para Fortalecer o Vínculo Familiar, elaborado pelo Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre), com orientações e sugestões de atividades em família e uma abordagem voltada à saúde e à convivência em tempos de distanciamento social. O evento do Dia da Família na Escola será realizado no segundo semestre nas unidades de ensino da rede estadual de ensino, em data a ser confirmada após a retomada das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário