terça-feira, 18 de agosto de 2020

AGOSTO LILÁS TRAZ CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

capa site Agosto LilásA Lei Maria da Penha completa 14 anos neste mês de agosto. Para marcar a data e reforçar o compromisso na luta para acabar com a violência contra a mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), promove o “Agosto Lilás”. Um dos objetivos da iniciativa é mostrar os indicativos de um relacionamento agressivo e que todos saibam como denunciar as situações em que a mulher corre o risco de ser vítima de violência.

Considerando esse momento de distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19, tem se evidenciado o aumento de casos de violência doméstica. Para conter a violência e marcar a importante data de conquista no calendário, as principais ações de conscientização deste ano serão em formato virtual, com realização de debates sobre o tema e postagens em redes sociais e sites de diversos órgãos e instituições do Governo, assim como divulgação na imprensa. Outras ações estarão sendo realizadas no Estado, como por exemplo, iluminação de espaços e fachadas com focos na cor lilás durante o mês de agosto.

Ações na educação catarinense

Agosto Lilás escola Major GercinoNesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação (SED) convidou as Coordenadorias Regionais e Unidades Escolares a divulgarem o infográfico (abaixo) sobre situações de violência contra a mulher, desenvolvido especialmente para a Campanha.

A EEB Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino, desenvolveu uma ação em referência ao Agosto Lilás para sensibilizar a comunidade. O cartaz instalado em frente à escola foi produzido pelas professoras Rozane Fermino da Silva e Aline Hoffmann Martini, e faz parte do Projeto Elas, que visa combater todos os tipos de violência contra a mulher. De acordo com a educadora Rozane, o projeto já existia na escola antes da pandemia e agora se estende no ensino remoto. “Os estudantes participam de atividades pelo Google Meet sobre temáticas em relação ao combate à violência contra a mulher”, destaca ela. 

Infográfico Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás, realizada em todo país, foi regulamentada em 2019 em Santa Catarina, com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário