sexta-feira, 28 de agosto de 2020

EM LIVE, PSICÓLOGA DÁ DICAS PARA ORGANIZAR A ROTINA DOS FILHOS E GERENCIAR A ANSIEDADE DURANTE A PANDEMIA

  Escrito por Ana Paula Flores

live Márcia Borges 4O tema “Família em equilíbrio: Os pais e a organização da rotina de estudos dos filhos", foi tema debatido pela psicóloga Márcia Borges*. A na quinta transmissão ao vivo da campanha “Cada um na sua casa. Todos presentes na Educação”. Realizada nesta quarta-feira, 27, a live teve como público-alvo os pais e responsáveis pelos alunos da rede estadual. 

A gravação de 45 minutos já conta com mais de 2 mil visualizações no canal do Youtube da Secretaria de Estado da Educação (SED) e teve interpretação simultânea em Libras, pela profissional da SED, Carla Nobre. A íntegra do vídeo pode ser acessada aqui.

A campanha foi lançada há cerca de dois meses e buscou, por meio de ações nas redes sociais, manter alunos, familiares e professores engajados nas atividades não presenciais neste período de isolamento social. O dia a dia das famílias se modificou com o fechamento das escolas para a prevenção ao Coronavírus. Por essa razão, a campanha visa aproximar os pais de seus filhos, já que é a presença dos familiares no dia a dia dos alunos, que faz a educação acontecer em tempo de isolamento social. Como afirmou Márcia, a família não deve ocupar o lugar do professor, “mas sim estimular, disciplinar e apoiar a criança ou jovem na organização da rotina de estudos”.

Com o objetivo de auxiliar os pais e responsáveis no gerenciamento da rotina dos filhos, Márcia pontuou a importância de eles buscarem reforçar os vínculos pela proximidade: “Neste momento de pandemia, olhe para seu filho e busque entender o que ele sente neste momento. Tente entrar no mundo do seu filho e conhecer quais são os interesses dele”.

Cartilha com dicas para fortalecer vínculos

Uma sugestão de leitura para aqueles que nos acompanham é o caderno de dicas para fortalecer o vínculo familiar, elaborado pela equipe técnica da Secretaria e oferecido para download por meio do site da SED.

live Márcia Borges 3O documento tem 24 páginas e traz informações e dicas de ações simples para uma boa convivência e interação familiar. Uma das atividades sugeridas é a construção conjunta de um cartaz com os "combinados" da família. Também traz como sugestão a impressão de um mural com as tarefas do dia a dia de cada um. Para Márcia, estratégias visuais como essas favorecem a memorização de conceitos: “Além de incluir neste mural todos os horários de atividades essenciais da criança, como higiene e estudos, é importante colocar o horário de descanso, tempo livre para ela fazer o que ela quiser”, pontua.

Uma pesquisa da Datafolha divulgada esta semana mostrou que mais de 60% dos pais entrevistados na região Sul do país perceberam seu (s) filho (s) ansioso (s) durante esse período de pandemia e afastamento da escola. Neste momento de isolamento social, é um desafio para todas as faixas etárias manter a tranquilidade e gerenciar o estresse e a ansiedade. Márcia reforçou ainda o uso de ferramentas de auto cuidado para pais e responsáveis, como a prática de meditação e atividade física, cujos benefícios já estão relatados em diversos estudos científicos. Outra sugestão para os adultos cuidadores é a escrita terapêutica: “Anotar nossas tarefas e o que estamos sentindo é uma estratégia eficaz e extremamente terapêutica. Minha dica aos pais é que crie o hábito de escrever. Dessa forma, haverá mais clareza para organizar seu dia e em reconhecer suas emoções e sentimentos”, finaliza.

*A psicóloga Márcia Borges (CRP 12/03570) é pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia e tem especialização em Avaliação Psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário