O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, participou de uma reunião virtual do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (MEC) na manhã desta sexta-feira, 31. Ele esteve no encontro representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) ao lado do secretário Getúlio Ferreira, secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Norte.
A pauta da reunião incluiu as ações realizadas em Santa Catarina durante a pandemia e o planejamento de retorno às aulas presenciais. Uggioni apresentou as diretrizes elaboradas em conjunto por 15 entidades entidades catarinenses e o Plano Estadual de Contingência para a Educação. Os documentos foram disponibilizados à sociedade na terça-feira e nortearão as ações de retomada das aulas presenciais, quando houver condições sanitárias para o retorno seguro.
O secretário catarinense apresentou na reunião que o trabalho em andamento tem como objetivo definir as orientações gerais para que seja possível planejar com a devida antecedência a compra dos equipamentos de segurança necessários, a capacitação dos profissionais nas escolas e a criação dos protocolos de cada município e unidade de ensino, considerando as especificidades da comunidade.
“Tivemos a oportunidade de compartilhar o trabalho que estamos fazendo em Santa Catarina e receber retornos positivos na reunião sobre a qualidade do material e a forma como estamos antecipando o planejamento. Penso que por meio do comitê nós poderemos levar as sugestões e demandas de Santa Catarina para ajudarmos a melhorar cada vez mais e educação do nosso Estado e do país”, ressaltou Uggioni.
Demais pautas da reunião
O comitê também debateu outros assuntos, como a educação profissional. Nesse ponto, Uggioni destacou a importância de preparar os estudantes ainda no Ensino Médio para que tenham a oportunidade de entrar no mundo do trabalho, caso seja a opção do aluno.
Outros temas que estiveram na pauta foram as ações do MEC em andamento relacionadas à Secretaria de Educação Superior (Sesu), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Além dos representantes do Consed, a reunião ainda teve a participação de Luís Roberto Curi (conselheiro do Conselho Nacional de Educação), Ariosto Antunes Culau (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC), Luiz Miguel Martins Garcia (presidente nacional da Undime) e Maria Fernanda Bittencourt (chefe de gabinete da secretaria-executiva do MEC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário